Um trabalho escrito, é sempre uma oportunidade para melhorares e aumentares os teus conhecimentos sobre determinadas matérias. Mas como a prof. é uma chata, não gosta que vás à net e copies! Afinal não foste tu que escreveste esse texto!
Então vamos lá ver como se faz um trabalho escrito:
1- QUE PRECISAS FAZER?
- definir o tema ou assunto
- pesquisar em várias fontes de informação * (manuais, enciclopédias, internet, entrevistas, jornais, etc)
- organizar a infoormação recolhida
- escolher a que interessa para o teu trabalho
- elaborar um texto
2- COMO VAIS FAZER?
- A escolha do tema deve seguir a proposta da tua professora ou, como combinámos, o tema que dentro dos conteúdos programáticos mais te interesse.
- A procura mais acertada inicia-se sempre pelo teu manual, depois procura noutras fontes*
- Regista as informações em fichas de leitura ou no teu computador
- Selecciona o que é mais importante para o teu trabalho e elimina o que não interessa
- Escreve um texto com a informação que recolheste tendo o cuidado de fazer uma introdução sobre os motivos que te levaram a escolher esse tema, e os aspectos que vais estudar (usa a metodologia de Área de Projecto); desenvolve o teu trabalho enriquecendo--o com imagens, textos originais quadros, esquemas e gráficos.
- Não te esqueças de uma conclusão, onde resumas o assunto que desenvolveste e as conclusões a que chegaste.
- Acrescenta a bibliografia e os endereços electrónicos que consultaste.
- O índice pode estar no fim ou no início do teu trabalho, antes da introdução
3- COMO VAIS TRABALHAR AS INFORMAÇÕES?
- Lê muito bem o documento
- Relê-o parágrafo por parágrafo e resume as ideias de cada um.
- Procura respostas para: O quê? Quando? Porquê? Como?
- Sublinha as informações mais importantes.
- Transforma o discurso directo em indirecto.
- Redige as ideias do documento.
- Faz o mesmo para todos os documentos que tenhas reunido.
- Analisa imagens, explica os quadros e esquemas sobre o tema melhorando o teu texto.
Sem comentários:
Enviar um comentário