28/02/2008

Especialmente para o 9º!





Agora que vamos começar a estudar as confusões que a raça humana se meteu na década de 40, lembrei-me de dois livros, escritos por duas jovens da tua idade, para quem a vida deixou de ser bela e o futuro um sonho, com o rebentar da 2ª Guerra Mundial.
Não são livros que nos deixem uma sensação de felicidade do final, mas que nos fazem pensar sobre o mundo, as relações humanas, a amizade, o ódio e o amor.
A vida está aí para ser aproveitada da melhor maneira possível mas tudo o fazemos, ou deixamos por fazer, deixa as suas marcas.
Deixo aqui uma notazita sobre as autoras:

O Diário de Anne Frank , é um diário escrito por Anne Frank entre 12 de Junho de 1942 a 1 de Agosto de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Escondida com sua família e outros judeus em Amsterdão durante a ocupação Nazi, na Holanda, Anne Frank com 13 anos de idade conta no seu diário a vida deste grupo de pessoas.
Anne Frank faleceu no campo de concentração Bergen-Belsen no fim de Fevereiro de 1945.
«Queria poder escrever no papel todo o tormento que sinto dentro de mim, mas não sou capaz.(...) Noutras alturas fico cheia de alegria e conseguiria rir o dia todo
in, Diário de Rutka, 2007

Não deixes de ler estes livros ou outras informações sobre esta época e partilha connosco as tuas impressões.

1 comentário:

Anónimo disse...

e eu também já li, mas chorei.